sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Material Didático (Portfólio)


Pesquisa de impressões

 Gravura: A gravura é uma forma de expressão artística que permite ao artista criar a partir de suas impressões pessoais, que podem reunir diversificadas técnicas e materiais. O objetivo desta pesquisa foi descobrir a marca que objetos comuns do nosso cotidiano poderiam deixar no papel, gerando impressões.

Maria Rita
“Composição”
Gravura
Materiais utilizados:  moeda, taça, presilha de cabelo, garfo,  frasco de vidro redondo p/ blush  e tinta guache  sobre papel A4.
21x29cm
2009
 
















Maria Rita Torres
Sem título
Gravura
Materiais utilizados: pregador de roupa, tampa de garrafa peti, tampa de caneta Bic, tinta guache e papel A4.
21x29 cm
2009

 
 

 










Maria Rita Torres
Sem título
Gravura
Materiais utilizados: Tampa de bule, faca de mesa, tinta guache e papel  A4
21x29 cm
2009 














Maria Rita Torres
Bandeira Brasileira
Gravura
Materiais utilizados:  apontador de lápis, copo para fazer o círculo, tinta guache e papel  A4
21x29 cm
 2009



  









 
Maria Rita Torres
“Impressões humanas”
Gravura
Materiais utilizados:  Impressões de mãos e pés de uma criança de 4 anos e as minhas digitais, tinta guache e papel  A4
21x29 cm
2009

Para produzir essas estampas comecei fazendo uma pesquisa dos materiais que utilizaria, materiais bem simples do meu cotidiano como: prendedor de roupa, tampa de caneta Bic,  tampa de garrafa peti, garfo, dentre outros. Reuni todos os materiais em uma mesa e fui imprimindo-os no papel, me preocupei em criar composições harmônicas, imaginei o que eu poderia criar com as marcas que o objetos deixavam no papel e fui inserindo cores, organizando as impressões de maneira  que formassem desenhos. Gostei muito de realizar esta pesquisa e trabalhar com esta técnica, pois pude trabalhar com materiais bem acessíveis e tive a liberdade de escolha desses materiais, pude além de descobrir as impressões dos objetos usar também um pouco a criatividade. Não encontrei dificuldades para realizar essa atividade, foi uma experiência muito proveitosa que com certeza contribuiu bastante para o meu aprendizado, a seleção dos trabalhos foi um processo pessoal, escolhi as técnicas que mais gostei, ou seja, aquelas que apresentaram melhores resultados.