quinta-feira, 3 de novembro de 2011


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes – IDA
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Tutora à Distância: Renata Silva Almendra
Tutora Presencial: Alberlândia Souza Magalhães
Discente: Maria Rita de Lima Torres
Polo: Tarauacá-Ac

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões
Disciplinas: Arte e História


1. Apresentação:

            A gravura é uma das primeiras formas de representação artística, o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os acontecimentos cotidianos, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história. Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas comprovam a necessidade que temos de registrar nossos costumes, crenças, dentre outros. Desde a pré-história, a cultura, a arte são fatos importantes na história da humanidade. Diante disso pretendo desenvolver meu projeto utilizando a técnica em gravura, pesquisa de impressões que envolve Artes Visuais e História.

2. Motivação:

            Na disciplina de Atelier de Artes Visuais 3, tive a oportunidade de conhecer um pouco o universo da gravura, experimentamos várias técnicas, como: Pesquisa de Impressões, Monotipia, Colagraf, Xilogravura, Ponta seca. Foram muitas aprendizagens e experiências.
            Dentre as técnicas trabalhadas a que mais gostei foi Pesquisa de Impressões. Onde o desafio era descobrir as marcas que os objetos comuns do nosso cotidiano poderiam deixar no papel, gerando impressões. Pude trabalhar com diversos materiais que tinha em casa como: garfo, tampa de caneta Bic, prendedor de roupas, tampa de garrafa pet e também minhas próprias impressões. Gostei muito dessa atividade, pois achei bem interessante e divertida. As impressões ficam muito interessantes, basta usar a criatividade para compor os desenhos.
            Por isso, escolhi este tema para aplicar em meu projeto, pois tenho certeza que os alunos vão gostar muito de conhecer a Origem da Gravura e de trabalhar com a técnica Pesquisa de Impressões. Tendo em vista, que esta proposta de atividade é uma introdução a gravura, e proporcionará aos alunos muitas aprendizagens, e aguçará a curiosidade para novas descobertas.
           
3. Objetivos:

  • Conhecer a origem da gravura;
  • Realizar pesquisas gráficas e experiências visuais;
  • Experimentar e descobrir materiais e suportes alternativos para a produção de gravuras e estampas;
  • Incitar a percepção e a criatividade dos aprendizes.
  • Selecionar materiais simples e alternativos para a produção das obras artísticas;
  • Descobrir os efeitos visuais que a técnica pesquisa de impressões pode oferecer, através da impressão de materiais comuns do cotidiano. 

4. Público alvo:

            Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 15 de junho, localizada em uma comunidade da zona rural do Município de Tarauacá.

5. Metodologia: 

  • Apresentação do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões;
  • Distribuição de textos impressos com a definição de gravura;
  • Leitura compartilhada e explicação do conteúdo;
  • Apresentação de portfólio com as técnicas de gravura pesquisa de impressões que produzi em atelier de artes visuais 3;
  • Assistir o vídeo Origem da Gravura;
  • Produção de 1 gravura utilizando a técnica pesquisa de impressões;
  • Exposição das gravuras na sala de aula;
  • Comentários e considerações finais.
  • Duração: 2 horas
  • Local: Sala de aula
 
6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:

Tinta e almofada para carimbo, tinta guache, tinta tecido, pincéis, papel A4, tampa de garrafa pet, garfos, facas, pregador de roupa, tampa de caneta, copo, frascos diversos, folhas impressas, impressões humanas, data  show e computador.


7. Referências:


 Gravura: conceito, história e técnicas. Mauro Andriole. Disponível em: www.monografias.com. Acessado em: 23/09/2011.

GRAVURA, UMA ARTE POUCO CONHECIDA NO BRASIL. Profª- Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: www.unar.edu.br/pagina/index.php?option=com_content&view=article&id=62:gravura-uma-arte-pouca-conhecida-no-brasil&catid=213:artigos&Itemid=61. Acessado em: 20/09/2011.

Xilogravura, Gravura em Metal e Litogravura. Disponível em: www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-702-3084-,00.html. Acessado em: 20/09/2011.

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões


O termo gravura deriva do grego "grapein" que significa escrever ou desenhar. Porém, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história, desde os primórdios, o homem fez incisões sobre ossos, nas paredes das cavernas, depois em superfícies de barro, pedra, metal, peles de animais e madeiras. (Profª Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: http://www.unar.edu.br).
A técnica gravura foi inventada pelos chineses, por volta dos anos 200. Eles faziam selos para autenticar documentos e usavam pequenas peças planas de Jade, ouro, prata ou marfim, que tinham ideogramas em baixo-relevo, cobertas de tinta vermelha e pressionadas sobre o papel, faziam aparecer os ideogramas em branco, as primeiras impressões encontradas retratavam a imagem de Buda.
 Entretanto, os japoneses foram os mestres na arte das gravuras. Paisagens coloridas retratando cidades como Tóquio tornaram-se símbolos dos países. No final do século XIX a técnica influenciou artistas como Van Gogh, que se encantou com essa arte. (Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br).
A gravura é uma técnica que envolve duas ações: Gravar e Imprimir. Quem nunca brincou ou trabalhou utilizando carimbos? E as pegadas que deixamos no solo não seriam também impressões? A marca dos seus dedos deixada em vidros, espelhos, objetos são também impressas: são impressões digitais, como aquela que está na sua carteira de identidade.
Pesquisa de Impressões: o desafio é conhecer a marca que os objetos que estão ao seu redor podem deixar no papel. Observem quais objetos podem ser entintados numa almofada de carimbo, ou com pincel e tinta guache, e gerar impressões.
Como será a imagem da impressão do fundo de uma determinada garrafa? Ou dos talheres da sua cozinha? O que acontece com uma imagem impressa? Compare-a com a sua matriz, ou seja, com o próprio objeto.
A curiosidade deverá mover a sua pesquisa!

Origem da Gravura