Pular para o conteúdo principal

Constantin Stanislavski

1) Como o se ajuda no ato criativo?
Após a leitura do texto "Estética Teatral" e assintir ao documentário "O século de Stanislavisk" pude fazer uma análise de como se dá o ato criativo. O ser humano é dotado de capacidades que ajudam na criação, a inteligência, a intuição, estão interligadas nesse processo.
Partindo do pensamento de Stanislavisk “De facto, nenhuma técnica artificial pode rivalizar com as maravilhas que opera a natureza”. De fato inspiração é algo que não depende somente de técnicas artificiais, a natureza é o mecanismo mais forte que um ator precisa para dar vida a uma personagem. Mas acredito também que as técnicas artificiais são importantes para o ato criativo, pois primeiramente o ator precisa estudar a sua personagem conscientemente para conhecê-la e depois cria-la com a ajuda do subconsciente.
Dizia Stchepkine ao seu aluno Choumski “Pouco importa que a vossa interpretação seja boa ou má o importante é que seja verdadeira e para isso deve ser acurada, lógica, coerente; deveis pensar, lutar, sentir e agir em comunicação com a vossa personagem”. O teatro é uma representação e para representar é preciso estar preparado para viver outra vida como se fosse a sua e para expressar verdade é preciso fazer uso de todos os subsídios que estão ao nosso alcance seja conscientemente ou inconscientemente.
O ambiente físico, as emoções, os sentimentos determinam como será o personagem por isso o ator tem que saber criar a personagem de uma maneira intensa e coerente com sua história de vida, para exprimi-la com toda a plenitude e beleza da natureza interior e exterior, para que assim possa interpretá-la com a toda a perfeição de um espírito humano.

2) O que mais te impressionou no filme?

Conhecer Constantin Stanislavisk já foi muito interessante, pois não conhecia o trabalho deste ator e encenador russo de princípios naturalistas que foi fundador do Teatro de Moscovo. A sua preocupação na formação do ator, transmiti toda a sua paixão pelo teatro, foi o primeiro a dar para arte um significado psicológico, para ele interpretar era interpretar com realismo, com expressividade intensa de corpo e alma. Atuar era dar vida ao personagem aproximando-o da vida real, uma ação que necessitava de muito treinamento e técnicas que ajudassem o ator a controlar a si mesmo.
As suas teorias e métodos práticos foram de grande importância para outros artistas que até hoje seguem e se inspiram em seus métodos e técnicas. A formação do ator e a constituição do personagem era o seu enfoque principal, dramatizar era reunir todas as características reais de um espírito humano de uma forma natural e espontânea, através das feições cotidianas e das abordagens psicológicas tudo isso de forma bem simples na prática, mas com um desempenho perfeito no pauco.Enfim foi de grande importância para mim entender e conhecer um pouco do trabalho deste grande mestre do teatro, de visão completa e abrangente que deixou um legado de informações e conhecimento para todos nós, em especial aos apaixonados pelo teatro que buscam inspiração em suas teorias para um melhor aperfeiçoamento de suas técnicas artísticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia na escola

O professor de artes por ser o principal mediador do processo de ensino-aprendizagem tem que estar preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade, para isso deve estar em constante busca de aprimorar seus conhecimentos, de inovações, rever seus conceitos metodológicos, esquecer um pouco o quadro negro e giz e passar a acompanhar os avanços tecnológicos e trabalhá-los em sala de aula de maneira produtiva e satisfatória. Promover atividades colaborativas envolvendo o uso das novas tecnologias como o computador, internet que hoje fazem parte do ambiente pedagógico das escolas. Ensinar os alunos a utilizarem essas novas ferramentas de forma produtiva, através de pesquisas nos ambientes virtuais sobre os temas estudados em sala de aula, dentre outras informações que julgar pertinentes ao aprendizado das crianças. O Professor através de atividades como esta também poderá trabalhar com a inclusão digital e dar oportunidade a crianças carentes que não tenham acesso a essas tecnologi...

Atividade 5 | Assistindo programas de humor

O programa humorístico a grande família exibido pela Rede Globo de televisão é destinado para o público acima de 14 anos é um programa muito antigo na televisão brasileira que já sofreu várias adaptações para se adequar a realidade contemporânea. Este programa é um dos meus favoritos toda vez que assisto sempre dou muitas gargalhadas, mostra o cotidiano de uma família tipicamente brasileira que luta para superar os obstáculos da vida. Os principais temas tratados no programa são problemas familiares, falta de dinheiro, fofoca entre vizinhos, conflitos amorosos, dentre outros. Dona Nenê é uma dona de cada muito dedicada à família estar sempre muito feliz e adora resolver os problemas dos outros. Lineu é um funcionário público muito correto que preza pela moral e pelos bons costumes não gosta nenhum pouco da conduta de seu genro Agostinho casado com sua filha Bebel que vive arrumando confusão com as suas malandragens. Marilda dona de um salão de beleza é a melhor amiga de dona nenê que ...

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões

            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.             Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.             Após discorrermos sobre o ...