Pular para o conteúdo principal

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões



            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.
            Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.
            Após discorrermos sobre o tema, distribuí os textos que preparei como material didático para os alunos, com algumas definições sobre a origem da gravura e sobre o objetivo da técnica pesquisa de impressões. Assim, iniciamos o estudo do texto, utilizando um data show como recurso pedagógico, fui abordando os pontos principais do texto, lendo e explicando as partes mais importantes.
            Depois do estudo do texto, apresentei através de slides, algumas impressões que produzi em atelier de Artes Visuais 3, falei dos materiais que utilizei para compor as gravuras e das experiências advindas desse método de pesquisa, os alunos acharam bem interessante a composição das gravuras produzidas com materiais alternativos do cotidiano.
            Assim sendo, assistimos o vídeo: a origem da gravura, onde foi possível aprofundar mais o  estudo a cerca do tema, onde podemos ver que a gravura é uma técnica bem antiga e que existe desde a pré história, pois o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os acontecimentos cotidianos.
            Logo após, solicitei que cada aluno produzi-se uma gravura utilizando a técnica pesquisa de impressões. Quando todos concluíram a atividade fizemos uma exposição das Gravuras produzidas pelos alunos na varanda da Escola. E para finalizar o projeto, comentei os trabalhos, agradeci aos alunos e professores que participaram do projeto e falei da minha alegria em estar compartilhando um pouco das aprendizagens e experiências que obtive no decorrer do curso de Artes Visuais.
            Enfim, a concretização desse trabalho foi muito gratificante e importante para a minha formação acadêmica. Realizar esse projeto em uma comunidade da zona rural foi uma experiência maravilhosa, o ensino na zona rural é um pouco precário. No período da tarde, o ensino é multisseriado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A professora Luceíde, formada em Biologia, trabalha com alunos de diferentes faixas etárias e leciona todas as disciplinas. A escola é pequena, tem apenas uma sala de aula, uma cozinha e uma varanda e a professora é quem faz a merenda para os alunos.
            Agradeço a minha colega de curso Cecília que me convidou para irmos juntas aplicar o nosso projeto na escola, pois ela já conhecia a comunidade, falou com a professora Luceíde que mostrou-se bastante receptiva com a idéia. Cedeu todos os horários para que pudéssemos desenvolver o nossos projetos. Apliquei meu projeto das 13:00 às 15:00 horas e a  Cecília aplicou seu projeto das 15:00 às 17:00. A sua ajuda foi indispensável, pois enquanto eu dava a aula, ela registrava todos os acontecimentos, tirando fotos e manuseava o data show.
            Portanto, a execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, superou as expectativas, os alunos gostaram bastante e os professores que participaram também gostaram muito e até nos convidaram para voltar mais vezes, pois disseram que aprenderam muito e gostariam de aprender mais algumas técnicas para trabalhar com a disciplina de Artes. Uma aluna chegou a dizer “professora outra aula igual a essa vai custar...”. Nossa isso foi muito gratificante, pois vimos nos olhos dos alunos que a aula foi interessante e diferenciada. Pois, a escola não dispõe de recursos tecnológicos como o data show, assim a aula resume-se a atividades tradicionais.

Pratica
Exposição das Gravuras
Eu e a Professora Luceíde
Trabalhos dos alunos




Comentários

Cecília Paz disse…
Maria Rita, acredito que assim como eu os alunos gostaram bastante da apresentação do seu projeto, tendo em vista que eles desconheciam o assunto do que foi abordado. Seu projeto estava bem detalhado, as explicações relacionadas a parte teórica foram muito importante, pois os alunos souberam desenvolver a atividade prática sem nenhuma dificuldade.
Parabéns, tenho certeza que você irá desenvolver um ótimo trabalho como arte-educadora e na contribuição para a melhoria do ensino de arte em nosso Município.

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia na escola

O professor de artes por ser o principal mediador do processo de ensino-aprendizagem tem que estar preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade, para isso deve estar em constante busca de aprimorar seus conhecimentos, de inovações, rever seus conceitos metodológicos, esquecer um pouco o quadro negro e giz e passar a acompanhar os avanços tecnológicos e trabalhá-los em sala de aula de maneira produtiva e satisfatória. Promover atividades colaborativas envolvendo o uso das novas tecnologias como o computador, internet que hoje fazem parte do ambiente pedagógico das escolas. Ensinar os alunos a utilizarem essas novas ferramentas de forma produtiva, através de pesquisas nos ambientes virtuais sobre os temas estudados em sala de aula, dentre outras informações que julgar pertinentes ao aprendizado das crianças. O Professor através de atividades como esta também poderá trabalhar com a inclusão digital e dar oportunidade a crianças carentes que não tenham acesso a essas tecnologi...

Atividade 5 | Assistindo programas de humor

O programa humorístico a grande família exibido pela Rede Globo de televisão é destinado para o público acima de 14 anos é um programa muito antigo na televisão brasileira que já sofreu várias adaptações para se adequar a realidade contemporânea. Este programa é um dos meus favoritos toda vez que assisto sempre dou muitas gargalhadas, mostra o cotidiano de uma família tipicamente brasileira que luta para superar os obstáculos da vida. Os principais temas tratados no programa são problemas familiares, falta de dinheiro, fofoca entre vizinhos, conflitos amorosos, dentre outros. Dona Nenê é uma dona de cada muito dedicada à família estar sempre muito feliz e adora resolver os problemas dos outros. Lineu é um funcionário público muito correto que preza pela moral e pelos bons costumes não gosta nenhum pouco da conduta de seu genro Agostinho casado com sua filha Bebel que vive arrumando confusão com as suas malandragens. Marilda dona de um salão de beleza é a melhor amiga de dona nenê que ...