Pular para o conteúdo principal


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB


Instituto de Artes


Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais


Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2


Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira


Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão


Discente: Maria Rita de Lima Torres



Atividade presencial – Relatório de Participação



O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica.
A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo deu inicio as atividades com uma pequena apresentação pessoal e nos fez algumas indagações sobre as nossas pesquisas, sobre os pigmentos, aglutinantes e os materiais que tínhamos conseguido trazer para a aula. Em seguida dividiu a turma em grupos de 3 componentes, formando-se 5 grupos o 1° grupo ( carvão, têmpera, Guache, Aquarela, óleo, giz de cera, pastel e nanquim), grupo (têmpera, guache, aquarela, nanquim, óleo, carvão, pastel, giz de cera) 3º grupo ( guache, aquarela, nanquim, óleo, carvão, têmpera, giz e pastel), 4º grupo ( aquarela, nanquim, óleo, carvão, têmpera, guache, pastel e giz de cera), 5º grupo( nanquim, óleo, carvão, têmpera, guache, aquarela, giz e pastel).
Cada grupo teria que fazer as atividades por sequência, fiquei com o 4º grupo juntamente com as colegas Andreza e Dulceida começamos pela técnica nanquim onde utilizamos goma arábica 50 ml, glicerina 5ml e pigmento, logo em seguida fizemos o preparo da tinta óleo utilizamos óleo de linhaça 10 ml e pigmento 15 ml. Quando terminamos passamos para a técnica carvão onde pegamos os gravetos raspamos com o estilete e depois colocamos dentro da lata com tampa já furada e levamos ao fogo e logo depois de um tempo estava pronto o nosso carvão. Para a tinta têmpera pegamos uma gema de ovo e adicionamos 15 g de pigmento e misturamos bem. Já para a tinta guache utilizamos goma arábica 30 ml, glicerina 10 ml, carga 15 g, mel 5 ml e pigmeno 15 g. Para a aquarela utilizamos goma arábica 30 ml, glicerina 10 ml, mel 5 ml, pigmento 15 g, e H2O. Para fazer o giz de cera utilizamos cera de abelha 50 g, parafina 10 g, carnaúba 10 g e pigmento 40 g e concluímos com a técnica pastel onde utilizamos para fazer o bastão 15 ml de CMC e pigmento.
Ao concluir todas essas atividades a Prof. Thelma nos deu uma folha de papel sem pauta e pediu que saíssemos da sala e observássemos o que estava a nossa volta e escolhêssemos algo para desenhar poderia ser um objeto, uma paisagem, dentre outros, teríamos que fazer um desenho de observação utilizando a técnica carvão que tínhamos acabado de preparar. Quando terminamos o desenho ela fez algumas observações e fez algumas correções quanto à perspectiva do desenho e pediu que desenhássemos outra vez e fizéssemos as devidas correções, logo depois comparou os dois desenhos e nos chamou a atenção para as diferenças entre ambos.
A realização destas atividades foram muito importante para que nós pudéssemos obter um conhecimento além das teorias já estudadas, pois quando construímos o nosso conhecimento através da prática com certeza esta aprendizagem será muito mais significativa, pois futuramente poderemos ensinar tudo que aprendemos nesta oficina para nossos futuros alunos, utilizando materiais simples e acessíveis tanto para o professor quanto para o aluno e o mais importante é que são materiais que possibilitam produzir trabalhos muitos bonitos e de qualidade é impressionante o resultado, foi uma experiência maravilhosa para todos.




Referências Bibliográficas: Receitas da Profª. Thérèse Hofmann


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -