Pular para o conteúdo principal


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB


Instituto de Artes


Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais


Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2


Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira


Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão


Discente: Maria Rita de Lima Torres



Atividade presencial – Relatório de Participação



O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica.
A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo deu inicio as atividades com uma pequena apresentação pessoal e nos fez algumas indagações sobre as nossas pesquisas, sobre os pigmentos, aglutinantes e os materiais que tínhamos conseguido trazer para a aula. Em seguida dividiu a turma em grupos de 3 componentes, formando-se 5 grupos o 1° grupo ( carvão, têmpera, Guache, Aquarela, óleo, giz de cera, pastel e nanquim), grupo (têmpera, guache, aquarela, nanquim, óleo, carvão, pastel, giz de cera) 3º grupo ( guache, aquarela, nanquim, óleo, carvão, têmpera, giz e pastel), 4º grupo ( aquarela, nanquim, óleo, carvão, têmpera, guache, pastel e giz de cera), 5º grupo( nanquim, óleo, carvão, têmpera, guache, aquarela, giz e pastel).
Cada grupo teria que fazer as atividades por sequência, fiquei com o 4º grupo juntamente com as colegas Andreza e Dulceida começamos pela técnica nanquim onde utilizamos goma arábica 50 ml, glicerina 5ml e pigmento, logo em seguida fizemos o preparo da tinta óleo utilizamos óleo de linhaça 10 ml e pigmento 15 ml. Quando terminamos passamos para a técnica carvão onde pegamos os gravetos raspamos com o estilete e depois colocamos dentro da lata com tampa já furada e levamos ao fogo e logo depois de um tempo estava pronto o nosso carvão. Para a tinta têmpera pegamos uma gema de ovo e adicionamos 15 g de pigmento e misturamos bem. Já para a tinta guache utilizamos goma arábica 30 ml, glicerina 10 ml, carga 15 g, mel 5 ml e pigmeno 15 g. Para a aquarela utilizamos goma arábica 30 ml, glicerina 10 ml, mel 5 ml, pigmento 15 g, e H2O. Para fazer o giz de cera utilizamos cera de abelha 50 g, parafina 10 g, carnaúba 10 g e pigmento 40 g e concluímos com a técnica pastel onde utilizamos para fazer o bastão 15 ml de CMC e pigmento.
Ao concluir todas essas atividades a Prof. Thelma nos deu uma folha de papel sem pauta e pediu que saíssemos da sala e observássemos o que estava a nossa volta e escolhêssemos algo para desenhar poderia ser um objeto, uma paisagem, dentre outros, teríamos que fazer um desenho de observação utilizando a técnica carvão que tínhamos acabado de preparar. Quando terminamos o desenho ela fez algumas observações e fez algumas correções quanto à perspectiva do desenho e pediu que desenhássemos outra vez e fizéssemos as devidas correções, logo depois comparou os dois desenhos e nos chamou a atenção para as diferenças entre ambos.
A realização destas atividades foram muito importante para que nós pudéssemos obter um conhecimento além das teorias já estudadas, pois quando construímos o nosso conhecimento através da prática com certeza esta aprendizagem será muito mais significativa, pois futuramente poderemos ensinar tudo que aprendemos nesta oficina para nossos futuros alunos, utilizando materiais simples e acessíveis tanto para o professor quanto para o aluno e o mais importante é que são materiais que possibilitam produzir trabalhos muitos bonitos e de qualidade é impressionante o resultado, foi uma experiência maravilhosa para todos.




Referências Bibliográficas: Receitas da Profª. Thérèse Hofmann


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões

            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.             Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.             Após discorrermos sobre o ...

Tecnologia na escola

O professor de artes por ser o principal mediador do processo de ensino-aprendizagem tem que estar preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade, para isso deve estar em constante busca de aprimorar seus conhecimentos, de inovações, rever seus conceitos metodológicos, esquecer um pouco o quadro negro e giz e passar a acompanhar os avanços tecnológicos e trabalhá-los em sala de aula de maneira produtiva e satisfatória. Promover atividades colaborativas envolvendo o uso das novas tecnologias como o computador, internet que hoje fazem parte do ambiente pedagógico das escolas. Ensinar os alunos a utilizarem essas novas ferramentas de forma produtiva, através de pesquisas nos ambientes virtuais sobre os temas estudados em sala de aula, dentre outras informações que julgar pertinentes ao aprendizado das crianças. O Professor através de atividades como esta também poderá trabalhar com a inclusão digital e dar oportunidade a crianças carentes que não tenham acesso a essas tecnologi...

Atividade 5 | Assistindo programas de humor

O programa humorístico a grande família exibido pela Rede Globo de televisão é destinado para o público acima de 14 anos é um programa muito antigo na televisão brasileira que já sofreu várias adaptações para se adequar a realidade contemporânea. Este programa é um dos meus favoritos toda vez que assisto sempre dou muitas gargalhadas, mostra o cotidiano de uma família tipicamente brasileira que luta para superar os obstáculos da vida. Os principais temas tratados no programa são problemas familiares, falta de dinheiro, fofoca entre vizinhos, conflitos amorosos, dentre outros. Dona Nenê é uma dona de cada muito dedicada à família estar sempre muito feliz e adora resolver os problemas dos outros. Lineu é um funcionário público muito correto que preza pela moral e pelos bons costumes não gosta nenhum pouco da conduta de seu genro Agostinho casado com sua filha Bebel que vive arrumando confusão com as suas malandragens. Marilda dona de um salão de beleza é a melhor amiga de dona nenê que ...