Pular para o conteúdo principal


Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB


Instituto de Artes


Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais


Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2


Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira


Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão


Discente: Maria Rita de Lima Torres



Atividade presencial – Relatório de Participação



O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica.
A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo deu inicio as atividades com uma pequena apresentação pessoal e nos fez algumas indagações sobre as nossas pesquisas, sobre os pigmentos, aglutinantes e os materiais que tínhamos conseguido trazer para a aula. Em seguida dividiu a turma em grupos de 3 componentes, formando-se 5 grupos o 1° grupo ( carvão, têmpera, Guache, Aquarela, óleo, giz de cera, pastel e nanquim), grupo (têmpera, guache, aquarela, nanquim, óleo, carvão, pastel, giz de cera) 3º grupo ( guache, aquarela, nanquim, óleo, carvão, têmpera, giz e pastel), 4º grupo ( aquarela, nanquim, óleo, carvão, têmpera, guache, pastel e giz de cera), 5º grupo( nanquim, óleo, carvão, têmpera, guache, aquarela, giz e pastel).
Cada grupo teria que fazer as atividades por sequência, fiquei com o 4º grupo juntamente com as colegas Andreza e Dulceida começamos pela técnica nanquim onde utilizamos goma arábica 50 ml, glicerina 5ml e pigmento, logo em seguida fizemos o preparo da tinta óleo utilizamos óleo de linhaça 10 ml e pigmento 15 ml. Quando terminamos passamos para a técnica carvão onde pegamos os gravetos raspamos com o estilete e depois colocamos dentro da lata com tampa já furada e levamos ao fogo e logo depois de um tempo estava pronto o nosso carvão. Para a tinta têmpera pegamos uma gema de ovo e adicionamos 15 g de pigmento e misturamos bem. Já para a tinta guache utilizamos goma arábica 30 ml, glicerina 10 ml, carga 15 g, mel 5 ml e pigmeno 15 g. Para a aquarela utilizamos goma arábica 30 ml, glicerina 10 ml, mel 5 ml, pigmento 15 g, e H2O. Para fazer o giz de cera utilizamos cera de abelha 50 g, parafina 10 g, carnaúba 10 g e pigmento 40 g e concluímos com a técnica pastel onde utilizamos para fazer o bastão 15 ml de CMC e pigmento.
Ao concluir todas essas atividades a Prof. Thelma nos deu uma folha de papel sem pauta e pediu que saíssemos da sala e observássemos o que estava a nossa volta e escolhêssemos algo para desenhar poderia ser um objeto, uma paisagem, dentre outros, teríamos que fazer um desenho de observação utilizando a técnica carvão que tínhamos acabado de preparar. Quando terminamos o desenho ela fez algumas observações e fez algumas correções quanto à perspectiva do desenho e pediu que desenhássemos outra vez e fizéssemos as devidas correções, logo depois comparou os dois desenhos e nos chamou a atenção para as diferenças entre ambos.
A realização destas atividades foram muito importante para que nós pudéssemos obter um conhecimento além das teorias já estudadas, pois quando construímos o nosso conhecimento através da prática com certeza esta aprendizagem será muito mais significativa, pois futuramente poderemos ensinar tudo que aprendemos nesta oficina para nossos futuros alunos, utilizando materiais simples e acessíveis tanto para o professor quanto para o aluno e o mais importante é que são materiais que possibilitam produzir trabalhos muitos bonitos e de qualidade é impressionante o resultado, foi uma experiência maravilhosa para todos.




Referências Bibliográficas: Receitas da Profª. Thérèse Hofmann


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões

            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.             Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.             Após discorrermos sobre o ...

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Recurso de Aprendizagem

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação : Tarefa da Semana 3 Aluno: Maria Rita de Lima Torres Polo: Tarauacá Tema ou Assunto: Feira de Recursos de Aprendizagem 1. Mídia escolhida: O site oficial de Tarsila do Amaral é um recurso de aprendizagem muito interessante que pode ser explorado por estudantes, professores e público em geral. Por meio dessa interface interativa podemos conhecer a trajetória artística, vida e obras de uma das pintoras mais renomadas do período modernista. Adentrar no universo artístico de Tarsila e conhecer um pouco da arte e cultura brasileira. 2. Objetivos a serem atingidos: Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e reconhecer sua arte e sua genialidade como patrimônio imaterial da cultura brasileira; Apreciar e conhecer algumas das obras da renomada pintora; Contextualização de algumas de suas obras na sociedade atual. 3. Link do traba...