sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Atividade 2 | Assistindo novelas

Caminho das Indias

A novela Caminho das Índias escrita por Glória Peres exibida pela Rede Globo aborda questões bem diversificadas, mas o foco principal da história é voltado para a cultura indiana, aos costumes e tradições. A novela é destinada para jovens e adultos e apresenta temas voltados para conflitos amorosos, romances proibidos, violência, sexualidade, distúrbios psíquicos como: esquizofrenia, discriminação racial, como o caso dos dalets que são muitos descriminados na índia por não possuírem uma casta como manda a tradição mostrando claramente a divisão de classe social.

Um Dalet (intocável ) e um Brâmane (de classe)

As cenas apresentadas na novela, ora são do Brasil, ora da Índia, os personagens acabam conhecendo a cultura um do outro se deparando com as diversidades culturais de cada país havendo assim um confronto entre a cultura brasileira e indiana. Os valores sociais nos são apresentados de uma maneira bem controversa mostrando a incompatibilidade entre culturas. Os costumes da Índia são voltados para as tradições religiosas, crendices e superstições, a ética e a moral são definidas pelo seguimento dos costumes.
Assim como em toda novela os conceitos de justiça só aparecem no final, muitas injustiças acontecem, os vilões sempre conseguem dar a volta por cima por ter uma boa influência ou uma boa posição social.

A caracterização dos personagens principalmente os indianos são bem exuberantes, roupas elegantes, acessórios e jóias são primordiais, pois as mulheres têm que estar sempre impecáveis visualmente para agradarem seus maridos, as mulheres indianas em algumas cenas até criticam as brasileiras por não serem como elas.
A maioria dos personagens tem um padrão de beleza em comum são magras, bonitas e elegantes, tem sua maneira própria de falar uns falam através de gírias, como é o caso da personagem Inês que tem um estilo bem diferente dos demais e é descriminada pela mãe por ser diferente.


As propagandas apresentadas nos intervalos da novela são as mais variadas possíveis, desde produtos alimentícios á cosméticos. É certo que nem todos os produtos exibidos nos comerciais são acessíveis a todo o público que assiste à novela, mas alguns sim. Produtos da novela também são anunciados como brincos indianos e outros, que já estão virando moda aqui no Brasil como roupas e acessórios, até as gírias indianas já estão na moda.

Uma novela por mais contrastante que seja a realidade sempre vai acabar influenciando no comportamento das pessoas seja no modo de se vestir, de falar ou de pensar, entretanto o mais importante é que os telespectadores assumam uma atitude crítica e reflexiva diante dos fatos distinguindo realidade e ficção.

Se eu pudesse reescrever a novela mostraria a cultura indiana de uma forma mais real e atualizada, pois sabemos que o rio Ganges que tanto se fala na novela com águas límpidas e cristalinas é na verdade um depósito de restos mortais.

(Rio Ganges da ficção)

(Rio Ganges da realidade)



Fontes das imagens: páginas do Google

Nenhum comentário: