Pular para o conteúdo principal

Atividade 2 | Assistindo novelas

Caminho das Indias

A novela Caminho das Índias escrita por Glória Peres exibida pela Rede Globo aborda questões bem diversificadas, mas o foco principal da história é voltado para a cultura indiana, aos costumes e tradições. A novela é destinada para jovens e adultos e apresenta temas voltados para conflitos amorosos, romances proibidos, violência, sexualidade, distúrbios psíquicos como: esquizofrenia, discriminação racial, como o caso dos dalets que são muitos descriminados na índia por não possuírem uma casta como manda a tradição mostrando claramente a divisão de classe social.

Um Dalet (intocável ) e um Brâmane (de classe)

As cenas apresentadas na novela, ora são do Brasil, ora da Índia, os personagens acabam conhecendo a cultura um do outro se deparando com as diversidades culturais de cada país havendo assim um confronto entre a cultura brasileira e indiana. Os valores sociais nos são apresentados de uma maneira bem controversa mostrando a incompatibilidade entre culturas. Os costumes da Índia são voltados para as tradições religiosas, crendices e superstições, a ética e a moral são definidas pelo seguimento dos costumes.
Assim como em toda novela os conceitos de justiça só aparecem no final, muitas injustiças acontecem, os vilões sempre conseguem dar a volta por cima por ter uma boa influência ou uma boa posição social.

A caracterização dos personagens principalmente os indianos são bem exuberantes, roupas elegantes, acessórios e jóias são primordiais, pois as mulheres têm que estar sempre impecáveis visualmente para agradarem seus maridos, as mulheres indianas em algumas cenas até criticam as brasileiras por não serem como elas.
A maioria dos personagens tem um padrão de beleza em comum são magras, bonitas e elegantes, tem sua maneira própria de falar uns falam através de gírias, como é o caso da personagem Inês que tem um estilo bem diferente dos demais e é descriminada pela mãe por ser diferente.


As propagandas apresentadas nos intervalos da novela são as mais variadas possíveis, desde produtos alimentícios á cosméticos. É certo que nem todos os produtos exibidos nos comerciais são acessíveis a todo o público que assiste à novela, mas alguns sim. Produtos da novela também são anunciados como brincos indianos e outros, que já estão virando moda aqui no Brasil como roupas e acessórios, até as gírias indianas já estão na moda.

Uma novela por mais contrastante que seja a realidade sempre vai acabar influenciando no comportamento das pessoas seja no modo de se vestir, de falar ou de pensar, entretanto o mais importante é que os telespectadores assumam uma atitude crítica e reflexiva diante dos fatos distinguindo realidade e ficção.

Se eu pudesse reescrever a novela mostraria a cultura indiana de uma forma mais real e atualizada, pois sabemos que o rio Ganges que tanto se fala na novela com águas límpidas e cristalinas é na verdade um depósito de restos mortais.

(Rio Ganges da ficção)

(Rio Ganges da realidade)



Fontes das imagens: páginas do Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -