Pular para o conteúdo principal

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões



            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.
            Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.
            Após discorrermos sobre o tema, distribuí os textos que preparei como material didático para os alunos, com algumas definições sobre a origem da gravura e sobre o objetivo da técnica pesquisa de impressões. Assim, iniciamos o estudo do texto, utilizando um data show como recurso pedagógico, fui abordando os pontos principais do texto, lendo e explicando as partes mais importantes.
            Depois do estudo do texto, apresentei através de slides, algumas impressões que produzi em atelier de Artes Visuais 3, falei dos materiais que utilizei para compor as gravuras e das experiências advindas desse método de pesquisa, os alunos acharam bem interessante a composição das gravuras produzidas com materiais alternativos do cotidiano.
            Assim sendo, assistimos o vídeo: a origem da gravura, onde foi possível aprofundar mais o  estudo a cerca do tema, onde podemos ver que a gravura é uma técnica bem antiga e que existe desde a pré história, pois o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os acontecimentos cotidianos.
            Logo após, solicitei que cada aluno produzi-se uma gravura utilizando a técnica pesquisa de impressões. Quando todos concluíram a atividade fizemos uma exposição das Gravuras produzidas pelos alunos na varanda da Escola. E para finalizar o projeto, comentei os trabalhos, agradeci aos alunos e professores que participaram do projeto e falei da minha alegria em estar compartilhando um pouco das aprendizagens e experiências que obtive no decorrer do curso de Artes Visuais.
            Enfim, a concretização desse trabalho foi muito gratificante e importante para a minha formação acadêmica. Realizar esse projeto em uma comunidade da zona rural foi uma experiência maravilhosa, o ensino na zona rural é um pouco precário. No período da tarde, o ensino é multisseriado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A professora Luceíde, formada em Biologia, trabalha com alunos de diferentes faixas etárias e leciona todas as disciplinas. A escola é pequena, tem apenas uma sala de aula, uma cozinha e uma varanda e a professora é quem faz a merenda para os alunos.
            Agradeço a minha colega de curso Cecília que me convidou para irmos juntas aplicar o nosso projeto na escola, pois ela já conhecia a comunidade, falou com a professora Luceíde que mostrou-se bastante receptiva com a idéia. Cedeu todos os horários para que pudéssemos desenvolver o nossos projetos. Apliquei meu projeto das 13:00 às 15:00 horas e a  Cecília aplicou seu projeto das 15:00 às 17:00. A sua ajuda foi indispensável, pois enquanto eu dava a aula, ela registrava todos os acontecimentos, tirando fotos e manuseava o data show.
            Portanto, a execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, superou as expectativas, os alunos gostaram bastante e os professores que participaram também gostaram muito e até nos convidaram para voltar mais vezes, pois disseram que aprenderam muito e gostariam de aprender mais algumas técnicas para trabalhar com a disciplina de Artes. Uma aluna chegou a dizer “professora outra aula igual a essa vai custar...”. Nossa isso foi muito gratificante, pois vimos nos olhos dos alunos que a aula foi interessante e diferenciada. Pois, a escola não dispõe de recursos tecnológicos como o data show, assim a aula resume-se a atividades tradicionais.

Pratica
Exposição das Gravuras
Eu e a Professora Luceíde
Trabalhos dos alunos




Comentários

Cecília Paz disse…
Maria Rita, acredito que assim como eu os alunos gostaram bastante da apresentação do seu projeto, tendo em vista que eles desconheciam o assunto do que foi abordado. Seu projeto estava bem detalhado, as explicações relacionadas a parte teórica foram muito importante, pois os alunos souberam desenvolver a atividade prática sem nenhuma dificuldade.
Parabéns, tenho certeza que você irá desenvolver um ótimo trabalho como arte-educadora e na contribuição para a melhoria do ensino de arte em nosso Município.

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -