Pular para o conteúdo principal

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes – IDA
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Tutora à Distância: Renata Silva Almendra
Tutora Presencial: Alberlândia Souza Magalhães
Discente: Maria Rita de Lima Torres
Polo: Tarauacá-Ac

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões
Disciplinas: Arte e História


1. Apresentação:

            A gravura é uma das primeiras formas de representação artística, o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os acontecimentos cotidianos, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história. Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas comprovam a necessidade que temos de registrar nossos costumes, crenças, dentre outros. Desde a pré-história, a cultura, a arte são fatos importantes na história da humanidade. Diante disso pretendo desenvolver meu projeto utilizando a técnica em gravura, pesquisa de impressões que envolve Artes Visuais e História.

2. Motivação:

            Na disciplina de Atelier de Artes Visuais 3, tive a oportunidade de conhecer um pouco o universo da gravura, experimentamos várias técnicas, como: Pesquisa de Impressões, Monotipia, Colagraf, Xilogravura, Ponta seca. Foram muitas aprendizagens e experiências.
            Dentre as técnicas trabalhadas a que mais gostei foi Pesquisa de Impressões. Onde o desafio era descobrir as marcas que os objetos comuns do nosso cotidiano poderiam deixar no papel, gerando impressões. Pude trabalhar com diversos materiais que tinha em casa como: garfo, tampa de caneta Bic, prendedor de roupas, tampa de garrafa pet e também minhas próprias impressões. Gostei muito dessa atividade, pois achei bem interessante e divertida. As impressões ficam muito interessantes, basta usar a criatividade para compor os desenhos.
            Por isso, escolhi este tema para aplicar em meu projeto, pois tenho certeza que os alunos vão gostar muito de conhecer a Origem da Gravura e de trabalhar com a técnica Pesquisa de Impressões. Tendo em vista, que esta proposta de atividade é uma introdução a gravura, e proporcionará aos alunos muitas aprendizagens, e aguçará a curiosidade para novas descobertas.
           
3. Objetivos:

  • Conhecer a origem da gravura;
  • Realizar pesquisas gráficas e experiências visuais;
  • Experimentar e descobrir materiais e suportes alternativos para a produção de gravuras e estampas;
  • Incitar a percepção e a criatividade dos aprendizes.
  • Selecionar materiais simples e alternativos para a produção das obras artísticas;
  • Descobrir os efeitos visuais que a técnica pesquisa de impressões pode oferecer, através da impressão de materiais comuns do cotidiano. 

4. Público alvo:

            Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 15 de junho, localizada em uma comunidade da zona rural do Município de Tarauacá.

5. Metodologia: 

  • Apresentação do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões;
  • Distribuição de textos impressos com a definição de gravura;
  • Leitura compartilhada e explicação do conteúdo;
  • Apresentação de portfólio com as técnicas de gravura pesquisa de impressões que produzi em atelier de artes visuais 3;
  • Assistir o vídeo Origem da Gravura;
  • Produção de 1 gravura utilizando a técnica pesquisa de impressões;
  • Exposição das gravuras na sala de aula;
  • Comentários e considerações finais.
  • Duração: 2 horas
  • Local: Sala de aula
 
6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:

Tinta e almofada para carimbo, tinta guache, tinta tecido, pincéis, papel A4, tampa de garrafa pet, garfos, facas, pregador de roupa, tampa de caneta, copo, frascos diversos, folhas impressas, impressões humanas, data  show e computador.


7. Referências:


 Gravura: conceito, história e técnicas. Mauro Andriole. Disponível em: www.monografias.com. Acessado em: 23/09/2011.

GRAVURA, UMA ARTE POUCO CONHECIDA NO BRASIL. Profª- Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: www.unar.edu.br/pagina/index.php?option=com_content&view=article&id=62:gravura-uma-arte-pouca-conhecida-no-brasil&catid=213:artigos&Itemid=61. Acessado em: 20/09/2011.

Xilogravura, Gravura em Metal e Litogravura. Disponível em: www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-702-3084-,00.html. Acessado em: 20/09/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -