Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes – IDA
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Tutora à Distância: Renata
Silva Almendra
Tutora Presencial: Alberlândia
Souza Magalhães
Discente: Maria Rita de Lima
Torres
Polo:
Tarauacá-Ac
Projeto
Gravura: Pesquisa de Impressões
Disciplinas:
Arte e História
1. Apresentação:
A gravura é uma das primeiras formas
de representação artística, o homem sempre sentiu a necessidade de gravar os
acontecimentos cotidianos, o ato de gravar é próprio do ser humano e
confunde-se com sua história. Os desenhos encontrados nas paredes das cavernas
comprovam a necessidade que temos de registrar nossos costumes, crenças, dentre
outros. Desde a pré-história, a cultura, a arte são fatos importantes na
história da humanidade. Diante disso pretendo desenvolver meu projeto
utilizando a técnica em gravura, pesquisa de impressões que envolve Artes
Visuais e História.
2. Motivação:
Na disciplina de
Atelier de Artes Visuais 3, tive a oportunidade de conhecer um pouco o universo
da gravura, experimentamos várias técnicas, como: Pesquisa de Impressões,
Monotipia, Colagraf, Xilogravura, Ponta seca. Foram muitas aprendizagens e
experiências.
Dentre
as técnicas trabalhadas a que mais gostei foi Pesquisa de Impressões. Onde o
desafio era descobrir as marcas que os objetos comuns do nosso cotidiano
poderiam deixar no papel, gerando impressões. Pude trabalhar com diversos materiais
que tinha em casa como: garfo, tampa de caneta Bic, prendedor de roupas, tampa
de garrafa pet e também minhas próprias impressões. Gostei muito dessa
atividade, pois achei bem interessante e divertida. As impressões ficam muito
interessantes, basta usar a criatividade para compor os desenhos.
Por isso, escolhi este tema para
aplicar em meu projeto, pois tenho certeza que os alunos vão gostar muito de
conhecer a Origem da Gravura e de trabalhar com a técnica Pesquisa de
Impressões. Tendo em vista, que esta proposta de atividade é uma introdução a
gravura, e proporcionará aos alunos muitas aprendizagens, e aguçará a
curiosidade para novas descobertas.
3.
Objetivos:
- Conhecer a origem da gravura;
- Realizar pesquisas gráficas e experiências visuais;
- Experimentar e descobrir materiais e suportes alternativos para a produção de gravuras e estampas;
- Incitar a percepção e a criatividade dos aprendizes.
- Selecionar materiais simples e alternativos para a produção das obras artísticas;
- Descobrir os efeitos visuais que a técnica pesquisa de impressões pode oferecer, através da impressão de materiais comuns do cotidiano.
4. Público alvo:
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 15 de junho,
localizada em uma comunidade da zona rural do Município de Tarauacá.
5. Metodologia:
- Apresentação do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões;
- Distribuição de textos impressos com a definição de gravura;
- Leitura compartilhada e explicação do conteúdo;
- Apresentação de portfólio com as técnicas de gravura pesquisa de impressões que produzi em atelier de artes visuais 3;
- Assistir o vídeo Origem da Gravura;
- Produção de 1 gravura utilizando a técnica pesquisa de impressões;
- Exposição das gravuras na sala de aula;
- Comentários e considerações finais.
- Duração: 2 horas
- Local: Sala de aula
6. Instrumentos, materiais e técnicas a
serem utilizados:
Tinta e almofada para carimbo, tinta guache,
tinta tecido, pincéis, papel A4, tampa de garrafa pet, garfos, facas, pregador
de roupa, tampa de caneta, copo, frascos diversos, folhas impressas,
impressões humanas, data show e computador.
7. Referências:
Gravura: conceito, história e técnicas. Mauro Andriole. Disponível em: www.monografias.com. Acessado em:
23/09/2011.
GRAVURA, UMA ARTE
POUCO CONHECIDA NO BRASIL. Profª- Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: www.unar.edu.br/pagina/index.php?option=com_content&view=article&id=62:gravura-uma-arte-pouca-conhecida-no-brasil&catid=213:artigos&Itemid=61.
Acessado em: 20/09/2011.
Xilogravura, Gravura
em Metal e Litogravura. Disponível em: www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-702-3084-,00.html.
Acessado em: 20/09/2011.
Comentários