Pular para o conteúdo principal

Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões


O termo gravura deriva do grego "grapein" que significa escrever ou desenhar. Porém, o ato de gravar é próprio do ser humano e confunde-se com sua história, desde os primórdios, o homem fez incisões sobre ossos, nas paredes das cavernas, depois em superfícies de barro, pedra, metal, peles de animais e madeiras. (Profª Marli Gonçalves Barbosa. Disponível em: http://www.unar.edu.br).
A técnica gravura foi inventada pelos chineses, por volta dos anos 200. Eles faziam selos para autenticar documentos e usavam pequenas peças planas de Jade, ouro, prata ou marfim, que tinham ideogramas em baixo-relevo, cobertas de tinta vermelha e pressionadas sobre o papel, faziam aparecer os ideogramas em branco, as primeiras impressões encontradas retratavam a imagem de Buda.
 Entretanto, os japoneses foram os mestres na arte das gravuras. Paisagens coloridas retratando cidades como Tóquio tornaram-se símbolos dos países. No final do século XIX a técnica influenciou artistas como Van Gogh, que se encantou com essa arte. (Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br).
A gravura é uma técnica que envolve duas ações: Gravar e Imprimir. Quem nunca brincou ou trabalhou utilizando carimbos? E as pegadas que deixamos no solo não seriam também impressões? A marca dos seus dedos deixada em vidros, espelhos, objetos são também impressas: são impressões digitais, como aquela que está na sua carteira de identidade.
Pesquisa de Impressões: o desafio é conhecer a marca que os objetos que estão ao seu redor podem deixar no papel. Observem quais objetos podem ser entintados numa almofada de carimbo, ou com pincel e tinta guache, e gerar impressões.
Como será a imagem da impressão do fundo de uma determinada garrafa? Ou dos talheres da sua cozinha? O que acontece com uma imagem impressa? Compare-a com a sua matriz, ou seja, com o próprio objeto.
A curiosidade deverá mover a sua pesquisa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões

            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.             Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.             Após discorrermos sobre o ...

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Recurso de Aprendizagem

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação : Tarefa da Semana 3 Aluno: Maria Rita de Lima Torres Polo: Tarauacá Tema ou Assunto: Feira de Recursos de Aprendizagem 1. Mídia escolhida: O site oficial de Tarsila do Amaral é um recurso de aprendizagem muito interessante que pode ser explorado por estudantes, professores e público em geral. Por meio dessa interface interativa podemos conhecer a trajetória artística, vida e obras de uma das pintoras mais renomadas do período modernista. Adentrar no universo artístico de Tarsila e conhecer um pouco da arte e cultura brasileira. 2. Objetivos a serem atingidos: Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e reconhecer sua arte e sua genialidade como patrimônio imaterial da cultura brasileira; Apreciar e conhecer algumas das obras da renomada pintora; Contextualização de algumas de suas obras na sociedade atual. 3. Link do traba...