Pular para o conteúdo principal

Arte e Denúncia Social

Uma das preocupações da sociedade contemporânea são as desigualdades sociais que está cada vez mais se alastrando no planeta, a fome, a miséria, a falta de perspectiva que atingem milhares de pessoas no mundo inteiro, procedente da má administração das políticas públicas, onde muitas pessoas vivem em extrema situação de pobreza e calamidade social, sem direito a saúde, educação, moradia, saneamento básico, que são condições necessárias e imprescindíveis para que uma pessoa possa viver com dignidade.
O descaso da saúde pública, da educação é aparente no nosso país, o sistema político que deveria trabalhar em prol da população acaba desviando os recursos econômicos que deveriam ser empregados em programas e benefícios sociais. Esta é uma situação que preocupa muitos brasileiros atualmente, pois a corrupção é assunto principal nos noticiários, corrupção na saúde, corrupção na política, muitas vezes nos perguntamos: onde vamos parar? Além da má distribuição de renda, onde as riquezas se concentram com uma pequena parte da população, enquanto que outros vivem praticamente sem nada, em condições desumanas.
Podemos perceber nitidamente o retrato das injustiças sociais impregnadas nas obras do renomado Fotógrafo Sebastião salgado, que ressalta em suas obras a vida de pessoas excluídas, a pobreza da América Latina, a vida dos trabalhadores rurais, do desumano. Um trabalho maravilhoso que expressa tamanha dedicação e sensibilidade do artista diante do descaso humano, um trabalho que abre os nossos horizontes, que nos faz refletir e perceber o mundo a nossa volta.
Imagens belas e impactantes, carregadas de emoções que não passam despercebidas aos olhos humanos, quem não se comove ao ver tal situação estampada em uma fotografia que traduz a atual situação que se encontram muitas pessoas nesse momento.
Sebastião Salgado utiliza a arte como instrumento de denúncia e critica social, em suas obras as injustiças sociais tão aparentes em nosso país e no mundo.
A arte tem uma grande importância no processo de transformação social, por seu potencial investigador, podemos expressar as nossas indignações e utilizá-la como artifício de reivindicação e protesto.
A arte de Sebastião Salgado é tão real que mesmo aqueles que querem fechar os olhos para não ver, não conseguirão ficar inertes diante de suas obras, pois as imagens transparecem de uma maneira tão forte que é impossível para o ser humano esconder-se em seu mundinho egoísta, a vontade que temos é de clamar por justiça em busca de um mundo melhor.
Acredito que todos temos objetivos em comuns, pois almejamos obter sucesso profissional e pessoal, viver com dignidade e porque não desejamos tudo isso que aspiramos também para o nosso próximo? Vamos parar para pensar e tentar fazer a nossa parte, pois se todos nós pensarmos no bem estar, no bem comum o mundo com certeza tomará outro direcionamento: prosperidade mundial, progresso e justiça.
Entretanto, muitas vezes uma imagem pode expressar muito melhor o que queremos transmitir em palavras, pois elas estão munidas de significados, que dialogam com você apenas pelos sentidos, vamos fazer uma viagem nas obras de Sebastião Salgado e entender um pouco mais sua visão poética que estão explícitas em sua arte.

Comentários

Raquel disse…
Gostei do trabalho que realizou, espero que continue sempre assim, dedicada e atenta as propostas, e superando sempre... beijos, foi um prazer trabalhar com vocês.

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia na escola

O professor de artes por ser o principal mediador do processo de ensino-aprendizagem tem que estar preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade, para isso deve estar em constante busca de aprimorar seus conhecimentos, de inovações, rever seus conceitos metodológicos, esquecer um pouco o quadro negro e giz e passar a acompanhar os avanços tecnológicos e trabalhá-los em sala de aula de maneira produtiva e satisfatória. Promover atividades colaborativas envolvendo o uso das novas tecnologias como o computador, internet que hoje fazem parte do ambiente pedagógico das escolas. Ensinar os alunos a utilizarem essas novas ferramentas de forma produtiva, através de pesquisas nos ambientes virtuais sobre os temas estudados em sala de aula, dentre outras informações que julgar pertinentes ao aprendizado das crianças. O Professor através de atividades como esta também poderá trabalhar com a inclusão digital e dar oportunidade a crianças carentes que não tenham acesso a essas tecnologi...

Atividade 5 | Assistindo programas de humor

O programa humorístico a grande família exibido pela Rede Globo de televisão é destinado para o público acima de 14 anos é um programa muito antigo na televisão brasileira que já sofreu várias adaptações para se adequar a realidade contemporânea. Este programa é um dos meus favoritos toda vez que assisto sempre dou muitas gargalhadas, mostra o cotidiano de uma família tipicamente brasileira que luta para superar os obstáculos da vida. Os principais temas tratados no programa são problemas familiares, falta de dinheiro, fofoca entre vizinhos, conflitos amorosos, dentre outros. Dona Nenê é uma dona de cada muito dedicada à família estar sempre muito feliz e adora resolver os problemas dos outros. Lineu é um funcionário público muito correto que preza pela moral e pelos bons costumes não gosta nenhum pouco da conduta de seu genro Agostinho casado com sua filha Bebel que vive arrumando confusão com as suas malandragens. Marilda dona de um salão de beleza é a melhor amiga de dona nenê que ...

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões

            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.             Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.             Após discorrermos sobre o ...