Pular para o conteúdo principal

Arte e Denúncia Social

Uma das preocupações da sociedade contemporânea são as desigualdades sociais que está cada vez mais se alastrando no planeta, a fome, a miséria, a falta de perspectiva que atingem milhares de pessoas no mundo inteiro, procedente da má administração das políticas públicas, onde muitas pessoas vivem em extrema situação de pobreza e calamidade social, sem direito a saúde, educação, moradia, saneamento básico, que são condições necessárias e imprescindíveis para que uma pessoa possa viver com dignidade.
O descaso da saúde pública, da educação é aparente no nosso país, o sistema político que deveria trabalhar em prol da população acaba desviando os recursos econômicos que deveriam ser empregados em programas e benefícios sociais. Esta é uma situação que preocupa muitos brasileiros atualmente, pois a corrupção é assunto principal nos noticiários, corrupção na saúde, corrupção na política, muitas vezes nos perguntamos: onde vamos parar? Além da má distribuição de renda, onde as riquezas se concentram com uma pequena parte da população, enquanto que outros vivem praticamente sem nada, em condições desumanas.
Podemos perceber nitidamente o retrato das injustiças sociais impregnadas nas obras do renomado Fotógrafo Sebastião salgado, que ressalta em suas obras a vida de pessoas excluídas, a pobreza da América Latina, a vida dos trabalhadores rurais, do desumano. Um trabalho maravilhoso que expressa tamanha dedicação e sensibilidade do artista diante do descaso humano, um trabalho que abre os nossos horizontes, que nos faz refletir e perceber o mundo a nossa volta.
Imagens belas e impactantes, carregadas de emoções que não passam despercebidas aos olhos humanos, quem não se comove ao ver tal situação estampada em uma fotografia que traduz a atual situação que se encontram muitas pessoas nesse momento.
Sebastião Salgado utiliza a arte como instrumento de denúncia e critica social, em suas obras as injustiças sociais tão aparentes em nosso país e no mundo.
A arte tem uma grande importância no processo de transformação social, por seu potencial investigador, podemos expressar as nossas indignações e utilizá-la como artifício de reivindicação e protesto.
A arte de Sebastião Salgado é tão real que mesmo aqueles que querem fechar os olhos para não ver, não conseguirão ficar inertes diante de suas obras, pois as imagens transparecem de uma maneira tão forte que é impossível para o ser humano esconder-se em seu mundinho egoísta, a vontade que temos é de clamar por justiça em busca de um mundo melhor.
Acredito que todos temos objetivos em comuns, pois almejamos obter sucesso profissional e pessoal, viver com dignidade e porque não desejamos tudo isso que aspiramos também para o nosso próximo? Vamos parar para pensar e tentar fazer a nossa parte, pois se todos nós pensarmos no bem estar, no bem comum o mundo com certeza tomará outro direcionamento: prosperidade mundial, progresso e justiça.
Entretanto, muitas vezes uma imagem pode expressar muito melhor o que queremos transmitir em palavras, pois elas estão munidas de significados, que dialogam com você apenas pelos sentidos, vamos fazer uma viagem nas obras de Sebastião Salgado e entender um pouco mais sua visão poética que estão explícitas em sua arte.

Comentários

Raquel disse…
Gostei do trabalho que realizou, espero que continue sempre assim, dedicada e atenta as propostas, e superando sempre... beijos, foi um prazer trabalhar com vocês.

Postagens mais visitadas deste blog

Arte computadorizada

Artista visual: Antony Gormby

Oficina Prática

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB Instituto de Artes Departamento de Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira Professora Tutora: Maria Goretti Vulcão Discente: Maria Rita de Lima Torres Atividade presencial – Relatório de Participação O seguinte relatório tem por objetivo abordar questões sobre o desenvolvimento da oficina prática realizada no pólo de Tarauacá-Ac por intermédio da Prof. Thelma, onde tivemos a oportunidade colocar em prática tudo o que estudamos na Disciplina de Atelier de Artes Visuais 2 sobre os bastões - carvão, giz de cera e pastel, as tintas 1 - Nanquim, Aquarela e Guache, as tintas 2-Têmpera, Óleo e Acrílica. A oficina prática foi realizada aos vinte cinco dias do mês de abril de dois mil e nove, iniciou-se às quatorze horas e concluiu-se às dezoito horas. A Professora Thelma Melo d

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil Disciplina: História das Artes Visuais 2 Professora: Sainy C. B. Veloso Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte Curso: Artes Visuais Turma: ARV3 Aluna: Maria Rita de Lima Torres Pólo: Tarauacá-AC Data: 15/12/2008 “Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela “A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet , na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta. Olympia (1863). Edouard Manet -