Pular para o conteúdo principal

Tarefa 04 - Olympia de Manet

UAB – Universidade Aberta do Brasil
Disciplina: História das Artes Visuais 2
Professora: Sainy C. B. Veloso
Tutora: Blanca Nídia Lucero de Lazarte
Curso: Artes Visuais Turma: ARV3
Aluna: Maria Rita de Lima Torres
Pólo: Tarauacá-AC
Data: 15/12/2008

“Venus de Urbino” (1538) - Tiziano Vecellio - Óleo sobre tela

“A Venus de Urbino” de Tiziano é uma obra bem autêntica que expressa a beleza do corpo feminino, dentro de um determinado contexto histórico cultural, onde o nu era uma afronta a moralidade da época. Mas o artista soube retratar como ninguém a formosura da época, Venus deitada em uma cama luxuosa, exibe as formas de seu corpo com uma pose muito sensual, aos seus pés um cachorro de estimação aparece deitado e no fundo da pintura podemos perceber a presença de uma senhora com trajes elegantes e uma criança abrindo um baú. Venus de Urbino inspirou a pintura de Olympia de Édouard Manet, na qual a figura da Vênus foi substituída por uma prostituta.





Olympia (1863). Edouard Manet - Óleo sobre tela

Olympia é uma criação do artista Eduard Manet uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Manet utilizou jogos de luz e de sombra restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant. Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. A esta sua liberação das associações literárias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura, deve o fato de ser considerado um dos fundadores da arte moderna.
"Olympia" pintada em 1863 mas só apresentada ao público em
1865 foi considerada indecente por ferir os príncipios de uma época, onde o nu era considerado totalmente vulgar. Um retrato de uma jovem prostituta nua lançando um olhar provocante e havia uma referência audaciosa a obra de Ticiano (Vênus de Urbino). A modelo novamente foi Victorine Meurent retratada nua e ao seus pés um gato negro ao invés de um cachorro como no quadro de Ticiano. Em uma atmosfera erótica havia também uma falta de perspectiva (técnica onde se vê o tamanho certo dos objetos em relação a distância).




Retrato, 1988. Yasumasa Morimura. Fotografia colorida. Propriedade particular de Luhring Augustine, Nova

Este retrato de Yasumasa foge todos os princípios estéticos e convencionais retratados nas décadas anteriores, pois utiliza como modelo uma figura masculina que retrata bem a arte contemporânea, mas mesmo em uma época onde o artista podia desprender-se mais dos valores moralistas, acredito que esta obra também causou escândalo e impacto na sociedade, pois podemos ver que até hoje, o diferente causa impacto e é visto de forma preconceituosa. Enfim pude compreender que em cada época a arte era expressa de forma diferente, quanto à estética, formas, valores culturais, sociais e políticos.


A minha Olympia


Esta é a minha criação feita com lápis sobre papel, pensei em uma Olímpia completamente diferente das outras versões, uma mistura de mulher e peixe, o cenário é feito com pedras onde podemos avistar o mar e ver as belezas da natureza é só imaginar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia na escola

O professor de artes por ser o principal mediador do processo de ensino-aprendizagem tem que estar preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade, para isso deve estar em constante busca de aprimorar seus conhecimentos, de inovações, rever seus conceitos metodológicos, esquecer um pouco o quadro negro e giz e passar a acompanhar os avanços tecnológicos e trabalhá-los em sala de aula de maneira produtiva e satisfatória. Promover atividades colaborativas envolvendo o uso das novas tecnologias como o computador, internet que hoje fazem parte do ambiente pedagógico das escolas. Ensinar os alunos a utilizarem essas novas ferramentas de forma produtiva, através de pesquisas nos ambientes virtuais sobre os temas estudados em sala de aula, dentre outras informações que julgar pertinentes ao aprendizado das crianças. O Professor através de atividades como esta também poderá trabalhar com a inclusão digital e dar oportunidade a crianças carentes que não tenham acesso a essas tecnologi...

Atividade 5 | Assistindo programas de humor

O programa humorístico a grande família exibido pela Rede Globo de televisão é destinado para o público acima de 14 anos é um programa muito antigo na televisão brasileira que já sofreu várias adaptações para se adequar a realidade contemporânea. Este programa é um dos meus favoritos toda vez que assisto sempre dou muitas gargalhadas, mostra o cotidiano de uma família tipicamente brasileira que luta para superar os obstáculos da vida. Os principais temas tratados no programa são problemas familiares, falta de dinheiro, fofoca entre vizinhos, conflitos amorosos, dentre outros. Dona Nenê é uma dona de cada muito dedicada à família estar sempre muito feliz e adora resolver os problemas dos outros. Lineu é um funcionário público muito correto que preza pela moral e pelos bons costumes não gosta nenhum pouco da conduta de seu genro Agostinho casado com sua filha Bebel que vive arrumando confusão com as suas malandragens. Marilda dona de um salão de beleza é a melhor amiga de dona nenê que ...

Relatório de Execução do Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões

            Aos nove dias do mês de novembro de dois mil e onze, foi executado o Projeto Gravura: Pesquisa de Impressões, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na escola de Ensino Estadual 15 de Junho (sede), localizada na BR 364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul, Comunidade do Acurauá, zona rural do Município de Tarauacá-Ac. As atividades iniciaram-se ás treze horas e concluíram-se às quinze horas.             Para iniciar as atividades, primeiramente me apresentei para a turma, em seguida apresentei o projeto e fiz alguns questionamentos aos alunos. Perguntei se eles já tinham estudado sobre Gravura, se já tinham realizado algum trabalho utilizando a técnica, dentre outros. Após as indagações foi possível constatar que eles nunca tinham estudado sobre o assunto.             Após discorrermos sobre o ...